quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nano mini micro pequenas e médias empresas…


 
… e familiares também…

Nano mini micro pequenas e médias empresas FAMILIARES!!!!

Sim porque numa empresa portuguesa encontramos sempre pais, filhos, irmãos, tios, sobrinhos, primos, afilhados, enteados, amigos, os familiares dos amigos, os vizinhos enfim… uma grande família como costumo ouvir. 

Se na prática estes laços de sangue levassem à organização e ao bom desempenho…nada teria eu a opor… no entanto… não passam de meros tachos, bons tachos (!!!), nos quais se limitam a usufruir das regalias e a efectuar uma tarefa de vez em quando… Sem horários para cumprir, pouquíssimos objectivos e um métodos de avaliação, no mínimo suspeito, onde as promoções existem para motivar e não para recompensar aqueles que merecem.
E os que merecem são normalmente aqueles que são considerados “outsiders” porque não partilham laços de sangue com os restantes elementos da empresa e foram contratados para fazer as tarefas que a “família” não efectua.

“Outsiders” que são frequentemente acusados de serem “muito rigorosos” simplesmente porque trabalham e cumprem as regras das entidades superiores. Um desafio interessante seria comparar a produtividade destes “outsiders” com a produtividade da “família”…isso é que seria interessante…mas…não é conveniente saber…

Eu até posso estar enganada, mas cá para mim…


“É por isso que este país não anda para a frente”!!!

1 comentário:

Paulo Nunes disse...

E eu que trabalho um IP, nem imaginas os funcionários que aqui temos! eu que sou outsourcing faço muito mais coisas que eles.... enfim! despedir metade era um favor!