quarta-feira, 10 de abril de 2013

E por falar em médicos # 2

Eu cheguei a uma conclusão: ser médico é fácil. Sim, é fácil...porque é só mandar fazer análises ao sangue e urina...se estiver tudo dentro do normal e o paciente se continuar a queixar então o diagnóstico é: sistema nervoso! Dá-se uma xanaxzinho e está a andar!
Senão vejamos:


Lembro-me ainda da primeira vez que me queixei ao médico de família que vomitava sempre que tomava um copo de leite e acompanhava com uma torrada ou tosta mista. Resposta:" se te faz mal não comas" Óbvio mas o porquê?? Tanta gente que toma assim o pequeno almoço e eu não posso porquê? Teria que haver uma explicação? Mas não, ninguém quis saber...é fácil ser médico.
Depois queixava-me de dores de cabeça e enjoos, por vezes vómitos, as análises nada acusaram e então era tudo sistema nervoso. Anos mais tarde começaram as diarreias... mais análises...nada...é sistema nervoso. Queres um xanaxzinho?
Eu mentalizei-me que era uma pessoa extremamente nervosa porque sem motivo nenhum urinava de hora em hora, tinha diarreias diárias e enjoos... o peso manteve-se anos nos 49 kgs...ah é da tua fisionomia, és magra como o teu pai...diziam os médicos. (até aos 31 anos eu pesava 49kgs)
A certa altura passei-me e pensei "isto não pode ser sistema nervoso porque não tenho motivos para andar assim"...fui ao particular... na primeira consulta o médico desconfiou do que seria: intolerância à lactose e disse-me para experimentar 15 dias sem leite nem derivados. Foi remédio santo! Andei anos a massacrar o meu organismo quando o diagnóstico seria fácil caso o médico tivesse prestado atenção ao que lhe disse que acontecia quando bebia leite acompanhado de manteiga ou queijo.
Eu nunca tinha ouvido falar de intolerância à lactose, toda a vida tinha bebido leite...mas é por isso que vamos aos médicos, porque, teoricamente eles deveriam saber mais que nós, mas como este problema não acusa em análises ao sangue eu era tolinha, era stress, sistema nervoso...então toma lá um xanaxzinho!

5 comentários:

Eve disse...

hahaha tou-me a rever no teu post, andei anos e anos a ser diagnosticada como: cólite nervosa. doi? vomitas? nao tens nd no snague nem na urina entao são nervos.
anos a fio assim, até k fui de urgencia para o hospital c dores horriveis: tiraram-me a vesicula... até hoje.. das duas uma , ou os nervos morreram ou os médicos eram parvos

Morango Azul disse...

Eu acredito mais na segunda opção.

Roger disse...

Conheço pessoas que são intolerantes à lactose. E isso até é coisa que se costuma diagnosticar cedo. Concluo portanto que tiveste mesmo MUITO azar nos médicos :S mas médicos de família normalmente não são de fiar, a menos que apanhes algum que realmente seja incansável (são raros, eu sei). Presumo que tenha sido o caso, porque em caso de urgência hospitalar isso teria sido logo detectado...

Paulo Nunes disse...

És mais magra que eu!! eu tenho 1.70 e 58 kilos!
Os médicos com tempos contados.. é tudo a despachar e nada é grave! se não tiverem ali a desfalecer à frente deles... está tudo bem!!

uba disse...

É isso e em pleno séc. XXI não confirmarem se o leite faz ou não mal à saúde. Aparecem estudos a dizer que sim, faz mal, aparecem outros a dizer que não, que é uma base importantíssima na alimentação... NÃO HÁ PACHORRA!