sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como dar banho a um bebé

Ontem na aula prática de puericultura foi dia de aprender e simular o banho do bebé.

Eu vou dar o banho na casa de banho e depois vesti-lo no quarto.

Se for inverno deve-se aquecer estes espaços, no verão não é preciso basta ter atenção para não existirem correntes de ar.

Sobre a cama deitamos a mantinha, a fralda de pano e a fralda descartável já aberta. Ao lado fica a roupa em camadas por ordem de uso: roupa exterior por baixo e interior por cima. Colocar à mão o álcool a 70º e as compressas esterilizadas para posterior desinfeção do cordão umbilical (acho que as enfermeiras chamaram de couto).

Na wc enchemos a banheira com 20 cms de água aproximadamente, começando pela fria e depois passando para a quente.  A temperatura dela deve rondar os 37º. Há uns termómetros de colocar na água que ajudam a medir, caso contrário testamos com o nosso pulso antes de lá meter o bebé. Abrir o frasco do gel de banho do bebé ou comprar um com doseador que é de melhor manuseamento. A toalha com capuz deve estar estrategicamente colocada de forma a que se aceda a ela só com uma mão.

Agora vamos buscar o bebé, despir, retirar a fralda e limpar o rabinho. Nunca se coloca o bebé na água com o rabinho sujo porque senão estamos a contaminar a água.
Estando a água à temperatura ideal vamos ambientar o bebé a ela, molhando devagarinho algumas partes do corpo, cabeça incluída. O banho propriamente dito é feito desta maneira:

- começar SEMPRE pela cara do bebé e em primeiro lugar pelos olhos. Há 2 teorias, uma que defende que se deve limpar da dentro para fora e outra ao contrário.  O importante é que seja feito em movimentos únicos e não esfregar as secreções.

- só depois de lavar os olhos é que se começa a usar o gel de banho próprio para bebé. Eu pensava que se colocava o gel na água e depois lavava-se o bebé...não, não é assim. O gel vai para a nossa mão, depois molhamo-lo na água para aquecer e depois vai directamente ao corpo do bebé.

- dos olhos passamos para o resto do rosto depois cabeça, atrás das orelhas, pescoço e resto do corpo. Não mexemos no cordão umbilical, ele será desinfectado no fim.

- há uma técnica para virar o bebé, que é complicado explicar aqui, só vendo mesmo. Lava-se então as costas e os pés e em último lava-se os genitais. Seja menino ou menina é sempre da frente para trás e em movimentos únicos.  No caso dos meninos não esquecer de limpar a bolsa dos testículos.

- e está feito. O bebé neste momento está de costas. Não há necessidade de dar mais voltas. Pega-se na toalha e enfia-se o capuz na cabecinha depois abraçamos o bebé contra nós enroscado na toalha. Ele está, portanto, de costas para nós. Agora bem embrulhadinho vamos para o quarto, ou quem tiver banheira com mesa pode fazer tudo na wc.

- no quarto deitamos o bebé enrolado na toalha de costas, mas nunca em cima da manta /roupa que já preparamos porque senão fica húmida. Secamos a cabeça e depois o restante corpo tendo muita atenção ás pregas, tipo pescoço, atrás das orelhas, virilhas, sovacos, etc...

- deitamos o bebé sobre a fralda descartável que já deixamos preparada porque parece que eles ganham vontade de fazer xixi quando estão assim limpinhos e "libertos" :P Colocamos a fralda e depois damos 2 dobras de maneira a que o cordão fique fora da fralda.

- vestimos os interiores deixando-os abertos porque vamos tratar do cordão umbilical. Isto será objecto de outro post. Não desinfectamos o cordão com o bebé totalmente despido porque a criança tem frio.

- pronto, já está, é só vestir a roupa exterior e está pronto.

Acho que não me esqueci de nada :S
As enfermeiras dizem que nos primeiros dias o  bebé não precisa de creme hidratante...mas quem quiser pode usar. Podemos usar uma esponja pequena ou só as mãos.



4 comentários:

Orquídea disse...

é como tratar de um boneco de cristal...que cuidado :S

Paulo Nunes disse...

Lol! mas que grandes teorias essas! Agora já imaginaste o teu mais que tudo a fazer isso tudo? ele que treine.
Agora no que diz respieto às paneleirices do banho do bebé, a maior parte das coisas é intuitivo.
A cena da temperatura da agua do bebe é uma estupidez, 37 graus... no fim do banho já está fria!a da minha estava bem mais quente. metes a mão e se nao te sentires desconfortavel está optima para o bebe tambem!
Se tiver frio.. a cabeça é a ultima coisa a ser lavada antes dos tintins! senao ele perde muito calor pela cabeça.
Podes virar a revirar o bebe no banho as vezes que quiseres. não é preciso ser um banho rápido.
o robe do bebe fica ao teu lado, com uma mão pegas nele e o capuz fica debaixo do teu queixo, abres o robe para a esquerda e para a direita para receberes o bebe, aqui usas as duas mãos. Quando ele tiver sentado em ti...tapas a cabeça. treina isto bem com bonecos.. parece fácil mas não é!
o bebe precisa SEMPRE de oleo ou creme hidratante! não precisa XPTO!
De tudo, o mais chato é mesmo desinfectar o cordão umbilical! cuidado, faz sempre a dobra da fralda para não ficar por cima!
Quem é amigo quem é? :P

uba disse...

Sabes que é uma coisa que vais fazer tão naturalmente... A mim pareceu-me fazê-lo toda a minha vida. :)

Cristina Bernardo disse...

Com tanta coisa, tanto cuidado até tenho medo, se um dia tenho alguma criança e não faço isso tudo!
Dá para ver que de ti vai nascer um Moranguinho lindo!