terça-feira, 4 de junho de 2013

A mesma noticia em dois canais de tv

Quem ouviu a noticia na RTP1 ficou a saber que em Maio o número de casais desempregados diminuiu.

Quem ouviu a noticia na TVI ficou a saber que até Abril o n.º de casais desempregados cresceu mês após mês, tendo registado um decréscimo somente no mês de Maio.

Estes factos não se contradizem mas  a maneira como a noticia é transmitida, com animo num lado e com drama no outro, leva-me a pensar que puto de jornalismo é este que se faz neste país. Porque não podem simplesmente transmitir os factos e pronto?!

Até porque, para mim, isto nem noticia é. Noticia seria se explicassem o motivo do decréscimo. Mas não fizeram referência a isso. Podemos deduzir o quê? Que um dos membros do casal arranjou emprego? Que se separaram e por isso já não são um casal e não entram para aquela estatísticas? Que um deles começou a fazer os cursos de formação impostos pelo IEFP, que diga-se de passagem são uma autêntica chachada, e também não entram nas estatísticas? Que um deles morreu? Enfim...

3 comentários:

Roger disse...

Já se sabe que na TVI são drama queens :P

uba disse...

Pois, esses detalhes não lhes interessam. Só mesmo o factor "big brotherco" da coisa! lol

Patrícia Figueira disse...

Faz-me lembrar um ano em que trabalhei no INE, e o sistema não considerava habitações que não possuíam wc.
Resumindo e baralhando, em 2001 não havia barracas em Portugal..
Oh país pequenino, com mentalidades ainda mais pequeninas, que nos entram pela casa adentro através daqueles que deveriam ser os primeiros a serem isentos.
Recuso-me a ver a TVI, a não ser em dias de bola!!