terça-feira, 4 de junho de 2013

Usar ou não chupeta

Isto de ser mãe não é nada fácil...digo eu e a criança ainda não nasceu.
Uns dizem-nos uma coisa, outros dizem-nos outra... até fico com um nó na cabeça.

Chupeta!

No curso de amamentação as enfermeiras disseram para a criança não usar chupeta, principalmente nas primeiras 3 semanas, porque pode causar deformação no maxilar, porque o bico da chupeta é diferente da mama da mãe e eles estranham, blá, blá blá... Ligo para o hospital privado onde vou dar à luz e peço a lista de coisas a levar para a maternidade. Felizmente não tenho qua andar com toalhas de banho atrás de mim, mas na lista diz para levar uma chupeta. A minha mãe também diz para levar uma chupeta porque a criança não se vai calar sem ela... um livro sobre bebés que me ofereceram também diz para não lhe dar chupeta...resultado: nem sei que faça, nem sei que diga, nem sei que pense.
Será que alguém me pode aconselhar em relação a este assunto?
Também já pensei  numa alternativa: em vez de chupeta dou-lhe um copinho de sangria que ele deve acalmar :P Se não for ao primeiro é ao quinto ou sexto:P


8 comentários:

Eve disse...

eskecendo os outros vamos colocar isto em termos práticos. k preferes? berreiro toda a noite ou uma chupeta?
eu no hospital nao usei chupeta pk eles lá estavam bem calminhos (estiveram no berçario num ambiente bem protector) cheguei a casa virou berreiro, ao fim de 3 horas meti chupeta, tive umas belas horas seguidas de descanso... amo chupeta, sou a favor, e ninguem tem o maxilar deformado. resumindo, se achares k estao bem sem chupeta nao uses, mas se berrar td a noite pode ser essa a tua salvaçao

agridoce disse...

Em 2012 duas amigas muito próximas tiveram bebé. Levei umas doses de teoria! Engraçado que não me lembro de alguma delas ter falado da chupeta. E os bebés delas vivem perfeitamente sem elas. Embora tenham.

Olha, se fosse a ti, pelo sim, pelo não, levava a sangria! Dá para os dois. És gaja para precisar!

Cocó Chanel disse...

Se ele for como o meu irmão não precisa de chupeta nunca. Se há pessoa que não gostava da chupeta era ele.

Paulo Nunes disse...

Podes usar à vontade! a chupeta só deforma se tiverem os dentes. Até lá usa e abusa! mas sempre que puderes... evitar dar. Só quando eles choram.
A minha filha sempre usou e tem tudo direito. o meu filho tb! Se deres xupeta com aerom... vais ver ke se calam logo :P

IN_AND_OUT disse...

Nestas coisas, o melhor é fazermos o que achamos melhor.
O meu filho vai fazer 2 anos e nunca usou chucha, por opção minha. Já me perguntaram se ele nunca sentiu falta.. Claro que não, como é que ele vai sentr falta de uma coisa que não conhece? ;)

uba disse...

O meu nunca aceitou a chupeta, fez da minha maminha a chupeta dele.
Sei que os pediatras dizem isso, mas sei de casos em que a criança mamou e chuchou, por isso, cada caso é um caso. Só tu decides! ;)
Muitas coisas partem de ti, da tua vontade, da tua força, da tua disponibilidade. Não há teorias certas, há a tua prática com o bebé. ;)

Morango Azul disse...

Obrigada a todos pelos conselhos.

Portuguesinha disse...

LOL! Quando começa o berreiro abençoada chupeta :D