sábado, 13 de julho de 2013

Eu e a lactose

Eu sou intolerante à lactose. O que é isso? Digamos que o meu organismo perdeu a capacidade para produzir a enzima que digere a lactose. E vocês perguntam: mas o que é que isso me interessa? Nada mas eu vou contar na mesma.

Desde a adolescência (a long time ago, portanto) que eu tinha "crises de figado", ou seja, enjoos e vomitos. Comecei a reparar que se acentuavam quando eu bebia uma meia de leite e acompanhava com uma torrada ou tosta mista... Fui ao médico ah e tal Dr. acontece isto assim assim...resposta: "se sabe que lhe faz mal não coma isso"... na altura eu era uma chavala e não disse nada, mas se fosse agora eu perguntava-lhe "ouça lá...se os outros tomam porque é que eu não posso tomar?, tem que haver alguma coisa de errado dahhhhhhhhhhh...???"

Como a minha querida mãezinha me ensinou: nunca se sai de casa de barriga vazia... e assim sendo todas as  manhãs eu tomava o meu leitinho com Nestum... e que bem que me sabia...

Anos depois para além disso apareceram as diarreias...Andava sempre a correr prá casa de banho... "AH é sistema nervoso" disse o médico...

Eu não sou, nem era, médica...não fazia ideia que algo saudável (teoricamente) e que sempre comemos pode, de um dia para o outro, começar a fazer-nos mal... isso compete ao médico informar e equacionar... mas não, isso dá muito trabalho e é mais fácil dizer que é sistema nervoso... Sim eu cago-me porque estou nervosa...todos os dias, durante anos a fio...e depois eu não conseguia sair dos 49 kls...apesar de comer que nem uma mula...sim que eu sou um bom garfo...mas a puta da balança não se mexia..."Ai Dr. dê-me vitaminas porque eu sinto-me tão mal por ser magra"... "as vitaminas estão na comida" disse ele...

Assim, se se andarem a cagar pelos cantos, com dores de cabeça e enjoos ponderem a hipótese de também serem como eu... e deixem o leite e derivados.

2 comentários:

Same Old Guy disse...

Tão feio, uma senhora dizer tantos palavrões...

Confirmo as cólicas e a "flatulência" associada à intolerância à lactose!

Ironicamente, neste momento, estás a produzir leite!

Bjo*

Anónimo disse...

O meu filho tem o problema acima APLV. Uma chatice :/