segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Serviço público - correcção da miopia a laser

Após ter lido os comentários ao post anterior gostava de esclarecer que é possível fazer a dita operação de correcção da miopia e astigmatismo a laser pelo SNS. Sim, o estado comparticipa a cirurgia. E sei do que falo, apesar de ter feito pelo particular, porque a minha irmã fez. Depois dela e de ter contado a 2 amigas minhas elas também fizeram. Na altura, cerca de 3 a 4 anos atrás, não pagaram nada pela operação, nadinha! Agora com os cortes na despesa do Estado pode ser que tenham colocado o utente a pagar alguma parte, mas penso que não será nada de extraordinário, tendo em conta o beneficio que isso trás para o nosso dia a dia e consequente poupança em lentes, óculos e lentes de contacto.

Os procedimentos são simples: vai-se ao médico de família e ele passa um P1 e depois é só esperar. Lembro-me que, tanto da minha irmã, como das minhas amigas o tempo de espera foi de algumas semanas, poucos meses, nada de especial. A minha irmã fez a cirurgia  em V.N. Gaia no hospital Santos Silva, as minhas amigas foi noutro, que de momento não me recordo o nome.
Há duas variantes: eu e as minha amigas operamos um olho de cada vez, ou seja um olho numa semana e o outro na semana seguinte. A médica da minha irmã operava os dois olhos no mesmo dia, na mesma cirurgia.

Eu fiz pelo particular pois o meu subsistema de saúde paga a operação a 100% através de reembolso, ou seja, fiz na ordem de S. Francisco, paguei 950 eur por cada olho mandei os papeis para o sams e fui reembolsada a 100%. Não conheço a tabela de actos clínicos do Estado mas é uma questão de se informarem!

Quanto aos resultados eu fiquei a ver a 125% (assim disse o médico depois da avaliação...deve querer dizer que vejo melhor que a generalidade da população que vê a 100%,),  a minha irmã a 100% e as minhas amigas não se queixam por isso estão bem. Conheço, no entanto um único caso de um colega de trabalho que também fez a cirurgia e não conseguiram limpar a miopia toda, acho que ficou com 0.5...o que acho estranho porque inicialmente eu também fiquei com 0.5 no olho esquerdo e fui operada novamente 3 meses depois, sem pagar mais nada, e fiquei muito bem.

Também convém dizer que a cirurgia não doi, é dada anestesia local por gotas, saímos de lá com os olhos sensíveis, a chorar mas mais nada de especial.

1 comentário:

Morango Azul disse...

o meu cirurgião foi o dr. rui pinto que tem consultório perto da rotunda da Boavista:


Clinica Oftalmologica Doutor Rui Daniel Pinto, Lda.
Morada: Pça.Mouzinho Albuquerque, 182-1º, PORTO, Porto 4100-360
Tel: 226001229