segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Constrangimentos


A minha amiga perdeu o bebé. Foi há uns dias.

Agora quando me pergunta se o Eduardo está bem eu fico retraída. Como se fala alegremente e com orgulho do nosso filho a alguém que perdeu o seu?

3 comentários:

Filomena Silva disse...

Pergunta difícil...mesmo muito. Cada pessoa tem a sua forma de reagir e nunca sabemos bem o que realmente se passa na cabeça de quem sofreu essa perda.

Anónimo disse...

Se ela te pergunta é porque quer saber.
Quanto à tua pergunta não te sei responder. Posso dizer-te como tentei lidar com uma situação idêntica - quando a minha amiga que tinha perdido o filho dela me perguntava como o meu estava, eu dizia-lhe mas refreava o meu entusiasmo, "banalizava" um pouco a situação.
Sei que, para a minha amiga era muito dificil vê-lo (eles teriam menos de 15 dias de diferença) mas também sei que, quando o vê, ela vê um pouco o filho que perdeu, ou seja, passou algum desse amor para o meu filho. Sei que foi a imagem e presença do meu que a ajudou a ultrapassar a perda do dela. Isto pode parecer muito estranho e foi-me muito dificil gerir a situação mas acabou por ser o meu filho que mais a ajudou(palavras dela).

Espero que a tua amiga fique bem, dentro do possível. Um beijinho para ti que te preocupas com ela.

Roger disse...

Bem... Posso dizer-te por experiência própria que não é fácil estar na pele da tua amiga... Eu já estive para ser pai e também perdi o meu filho (a mãe teve um aborto espontâneo aos 6 meses). Ao início sim, era difícil lidar com crianças. Mas lá está, acaba por se transferir o amor para as crianças que nos rodeiam. Por exemplo, fazia-me bem estar com o meu afilhado...