quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Melhor profissão do mundo: médico

Infelizmente tenho que recorrer, com mais frequência do que queria, a médicos de várias especialidades e a sensação que tenho é que quando aparecem casos muito diferentes do habitual eles ficam completamente perdidos.

Saio de alguma consultas com uma dúvida existencial: Mas afinal para que estudam eles tantos anos???

A minha última aventura foi na especialidade de gastro.

Pois que foi detectada a presença da bactéria H. Pylori. Acontece que a médica especialista não sabe se os vómitos frequentes de que tenho padecido se deve à bactéria. Assim como não sabe se o tratamento para a sua erradicação funcionará. Só sabe explicar que o cocktail de medicação é tão forte que provavelmente sentirei muitas dores de estômago, diarreia, mau sabor na boca, azia, e mal estar geral,  que passará quando o tratamento acabar  - 14 dias depois.

E eu fico como o burro no meio da ponte: se a dolorosa cura não é garantida...valerá a pena?

E se afinal os vómitos não têm nada a ver com a bactéria? E se têm a ver e eu não faço o tratamento e não me livro dela? E se...

Como diz o outro: Só sei que nada sei... como alguns médicos...



4 comentários:

Anónimo disse...

o meu filho teve essa bacteria com 7 anos, os vómitos podem ser por causa da bactéria assim como azia entre outras, regra geral a dose de medicação erradica a bactéria, essa bactéria é causadora de alguns tipos de cancro, não sou médica apenas falo por experiência própria, eu também a tive e o tratamento resultou.Alice.

Morango Azul disse...

Obrigada Alice.
Provavelmente faço o tratamento quando regressar de férias... Vamos lá ver se corre bem.

Anónimo disse...

Conheço bem a sensação.

O meu filho é seguido na especialidade de gastroenterologia pediátrica há uns 2 anos e ninguém sabe o que ele tem.
O caso já foi visto por 2 médicas especialistas diferentes (uma delas ficou doente entretanto e teve de abandonar a profissão), uma familiar estudante de medicina viu o caso e levou-o ao supervisor de estágio dela e a 2 professores também especialistas na área e nenhum tem resposta. Todos fariam o mesmo que a 1ª médica fez e nenhum sabe porque é que todos os exames não mostram nenhum problema/alteração.
Com o meu filho está tudo bem, não se passa nada...nos exames. O problema é que quando a barriga dele incha como se estivesse com uma gravidez avançada vê-se a olho nu que não está tudo bem. Nós aqui continuamos sem respostas.

D.

Anónimo disse...

Medicos! Tal e qual, com algumas excecoes.